Os benefícios de utilizar calcinha absorvente Da Terra Que Cura
Quando éramos mais jovens, pouco ou nada se falava sobre a possibilidade de utilizarmos calcinha absorvente durante a nossa menstruação – o máximo que ouvíamos era sobre os paninhos que nossas avós usavam e que naquela altura já era “retrógrado”. Mas assim como grande parte da indústria, que transformou milhares de produtos em plástico e poucas décadas depois já percebeu que não seria possível para o planeta, os absorventes e itens pensados para o nosso período menstrual também se readequaram e hoje já temos mais opções saudáveis e sustentáveis. Então, vamos entender quais são os benefícios de utilizar calcinha absorvente?
Menos lixo para o planeta
Segundo levantamento feito pelo Instituto Akatu, uma só pessoa pode utilizar até 15 mil absorventes descartáveis ao longo de sua vida e acumular cerca de 200 quilos de resíduos destes absorventes – que possuem plástico em 90% da composição e, neste caso não pode ser reciclado, se tornando rejeito.
Utilizando de outros formatos que gerem menos lixo, seja através da calcinha menstrual, dos absorventes de pano, dos copinhos coletores ou até mesmo sangrando direto na terra, podemos colaborar com um planeta mais limpo e sustentável.
Sem plástico em contato com a sua vulva
Assim como o plástico faz mal para o planeta, ele faz para a nossa pele e para a nossa vulva. Se não o deixamos na Terra, porque o deixamos no nosso corpo? É por isso que aqui na Da Terra Que Cura nós não utilizamos plástico (poliéster) na região que fica em contato com a vulva – nessa região o tecido é 100% algodão, que há anos é utilizado e sabemos que é um tecido seguro para a vulva.
Dizemos isso porque vemos também algumas marcas com tecidos com tecnologias mais recentes mas que nós, por considerarmos que o produto não tem tempo de teste suficiente, preferimos não utilizar nas nossas calcinhas.
Poder ver a sua menstruação com o forro branco
Sim, para além dos benefícios sustentáveis e de saúde, o “simples” fato de o forro ser branco é algo que muda a sua relação com o sangue. Forros escuros não nos permitem ver o quanto estamos sangrando em cada dia, qual a cor da menstruação ali presente e se tem algo diferente do habitual ou não.
Já com o forro branco tudo isso é possível!
No início talvez você estranhe e até ache que está “menstruando demais”, ou se incomode com a mancha que o sangue deixa no tecido, já que a menstruação é um material orgânico que, assim como a uva, deixa sua cor mais marcada. Mas com o tempo, autoconhecimento e autoamor, essas coisas vão ficando de lado e você vai percebendo que na verdade o forro escuro só esconde tudo isso que o forro branco mostra!
Se você nunca experimentou calcinha absorvente, convidamos você a conhecer nossos produtos e viver a sua menstruação com o acolhimento e conforto que todas nós merecemos!

Escrito por Bárbara Silva Viacava